Busca e Apreensão Veículos

Busca e Apreensão: e agora?

Matéria do portal da Revista Info Money, de 18/03/2009.



Como proceder em caso de inandimplência em financiamento de carro

Financiamento de carro : em caso de inadimplência, como funciona a retomada?

A crise financeira complicou a vida de quem planejava tomar ou já havia tomado dinheiro emprestado para a compra de um carro. Isso porque empresas passaram a demitir, frente a uma demanda menor, enquanto o custo do crédito aumentou. Diante disso, cair em uma situação de inadimplência ficou mais fácil.
Por isso, é preciso tomar cuidado ao recorrer a um financiamento de automóvel: você sabe quais são as consequências de ficar sem pagar as parcelas?
(...)  "após o não-pagamento do financiamento, a instituição financeira entra com uma ação de busca e apreensão do veículo". Isso mesmo: o bem é a garantia da quitação da dívida. 

Negociação
(...)  essa retomada pode ser feita a partir do momento em que o consumidor fica inadimplente. Isso significa que basta não pagar uma parcela para que o carro seja apreendido.

Porém, a prática do mercado não é esta. (...) o que os bancos fazem é tentar ver as oportunidades de renegociação, antes de tomar o carro, mesmo porque o processo judicial tem um custo para as instituições financeiras. Por isso, elas esperam até a segunda ou terceira parcela em atraso."Porque a inadimplência do consumidor pode ser passageira e depois ele se recupera", explicou.

Sem solução
Sem negociação, o carro é tomado pelo banco e vendido, normalmente por meio de leilão. "O preço de venda abate o crédito e as despesas da instituição financeira com o processo. Se sobra, é entregue ao devedor. Na prática, não sobra. Preços em leilão são menores do que os de mercado", (...) .

(...) via de regra, ainda falta dinheiro. "Até porque, com os financiamentos sem entrada, os valores ficam altos". Por outro lado, se o consumidor dá um alto valor de entrada, aumenta a possibilidade de sobrar dinheiro da venda do carro durante o leilão.
(...)  a negociação é a melhor opção. Ou então o consumidor fica sem o carro e com a dívida dos custos do financiamento.
Ajuda
Na negociação, é preciso tomar cuidado, pois o valor financiado pode aumentar muito e acabará complicando ainda mais a situação financeira. 

Nota Menos-Juros:

Até 2 anos depois da retomada de veículos pelo banco, você pode mover uma Ação Revisional de Contrato e reaver os valores pagos a maior em um contrato desse tipo (desde que haja indébitos em seu contrato - ou seja - cobrança de juros acima da lei, ou taxas ilegais).

Procure um advogado especializado em Direito Bancário em sua região e solicite um recálculo de seu contrário: muito provavelmente (na maioria dos casos), você vai perceber que tem muito a receber de volta.

Mas cuidado, procure um profissional experiente nesse tipo de processo (peça que ele lhe apresente processos do mesmo tipo, com parecer favorável do juiz. Caso contrário, pode ser uma armadilha e você ainda perder dinheiro com os custos do processo).

Contatando um advogado especializado e experiente, o porcentual de sucesso é elevadíssimo.

4 comentários:

  1. Recomendo a Finare Consultoria em busca e apreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo quero saber uma coisa eu estava pagando uma revisional ja estava 17 parcelas pagas o banco entrou com busca e levou meu carro sera que consigo recuperar ele??

      Excluir
    2. Bom dia .fiz um consórcio na Honda dei o lance é peguei a moto .o consórcio era de 50 parcelas na época tinha pago 27 das 50 .já terminou o consórcio eu tenho como quitar a moto .

      Excluir